Terapia cetamina

Terapia cetamina

A terapia assistida por cetamina uma modalidade unica de abordar o sofrimento emocional humano. Tratar quadros de saude mental, como depressão , ansiedade, toc entre outros sofrimentos que conseguimos e não conseguimos transformar em palavras.

A terapia assistida por cetamina entra na nova linha de psiquiatria intrevencionista, que ativamente favorece um desbloqueio químico, e passivamente favorece o desbloqueio emocional, quando trabalhada em forma de terapia com integração emocional.

Junto ao levante psicodelico a cetamina entrou como medicação “psicodélilca”, junto a psilocibina, ayahuasca, entre outros potenciais da terapia assistida por psicodelicos.

Seu uso terapêutico pode ser feito em forma de protocolos, com o foco psicodélico, psicolítico e psicodelítico, o que, particularmente, vejo maior potencial e avançam os estudos cada dia mais.

 A cetamina é uma medicação que promove um efeito antidepressivo de ação rápida, associado a efeito anti suicida. Já aprovado pelo FDA nos estados unidos, a cetamina é uma medicação incrivelmente potente para tratamento de quadros depressivos refratários, aqueles quadros que tenta-se várias medicações para depressão e não encontra-se resposta terapêutica, inclusive com potencial efeito anti inflamatório, aumento de neuroplasticidade e desenvolvimento de novos brotos neuronais em 90min ( Li et al, Science 2010 )

A cetamina também tem indicação para quadros de ideação suicida, com potencial resposta rápida, mas pode ser indicada em uso off-label para outros processos que a “dissolução do ego” beneficiaria no tratamento em saúde mental.

Seu efeito egolitico e de expansão de consciência permite abordagem relacionada à música, sendo um desperdício de potencial não ser utilizada com apoio musical. Ela casa muito bem com aplicadas escalas de contração e expansão de consciência, como do “mapa da consciência explicada” (David Hawkings)

Pode causar leve vertigem e enjoo, dependendo da via de administração e dose aplicada.

Dentre as várias formas de se utilizar a cetamina para tratamento em saúde mental as mais polures são a administração intravenosa, onde o paciente faz a medicação na veia, com maior potencial de efeito colaterais e sem o trabalho emocional de terapia associado, e também a administração subcutênea ou intramuscular, onde geralmente são feitos sessões de 2h , com um ou dois terapeutas para trabalho emocional da experiencia psicodelica, resgantando memórias, processando traumas e permitindo uma melhora do quadro base com muito mais potência pela associação do desbloqueio químico e emocional.

A administração de “micro dose” sublingual possui um grande potencial responsivo terapêutico, com possível baixo índice de efeitos adversos pela baixa absorção também (Lara DR, Bisol LW, Munari LR. Antidepressant, mood stabilizing and procognitive effects of very low dose sublingual ketamine in refractory unipolar and bipolar depression. Int J Neuropsychopharmacol. 2013 Oct;16(9):2111-7. doi: 10.1017/S1461145713000485. Epub 2013 May 20. PMID: 23683309.)

AH, mas atenção aqui, é contra indicada para quadros de adição e dependência, principalmente pensando no paciente “junkie”!

Se você busca tratamento com terapia assistida por cetamina, sugiro procurar seu médico assistente para orientações e avaliação!

E se você é terapeuta ou médico e quiser se especializar em terapia assistida por psicodélicos pode entrar em contato com minha equipe para mais informações!